Grandes Mestres

Gichin Funakoshi - Criador do Karatê Moderno
(1868 - 1957)














  
    Ginchin Funakoshi foi o fundador do Karatê Shotokan. Ele nasceu em 1868, na cidade de Shuri, na ilha de Okinawa e foi responsável pela difusão do karatê nas principais ilhas do arquipélago japonês e, posteriormente, para o Ocidente. Filho de família tradicional, desde muito cedo se dedicou aos estudos. Tornou-se poeta, estudando poesia chinesa e gozava de prestígio como perito calígrafo. Foi professor de escola primária em Okinawa.  Começou a praticar Karatê em Okinawa com Yasutsune Azato, grande especialista da arte marcial e que devido ao seu conhecimento, obteve grande reconhecimento por parte da comunidade local, tornando-se insuperável na pratica do Karatê em toda a Okinawa.
Como na época a prática das artes marciais não era muito bem vista na região, os treinos eram realizados à noite, no quintal da casa de mestre Asato, onde se aprendia a socar, chutar e mover-se conforme os métodos praticados naqueles dias. O treinamento era muito rigoroso. Um amigo de Asato e também outro grande mestre, Anko "Yasutsune" Itosu, ensinou Funakoshi o estilo Naha-te.
Era uma rotina dura que terminava quase ao amanhecer, em que Asato falava sobre a essência do Karatê.  Após vários anos, os treinos dedicados deram grande contribuição para a saúde de Funakoshi, que fora uma criança muito frágil e enferma, com anatomia física pouco avantajada.



Masatoshi Nakayama - Fundador da JKA - 10º DAN.
(1913–1987)















    Em 1932 inicia o treino de Karatê na universidade de Takushoku.
 Tendo estudado diretamente sob a tutela de Gichin Funakoshi e do seu filho Gigo, funda em 1949 a Japan Karate Association - JKA, dando início à maior operação de expansão do Karatê para além das fronteiras do Japão.
 De modo a tornar esta arte marcial mais credível e passível de aceitação no mundo ocidental, Nakayama reestrutura as bases do treino de Karatê tendo por base conceitos científicos das ciências do desporto.
 A Japan Karate Association foi até à data da sua morte a mais sólida e produtiva organização internacional dedicada ao Karate Shotokan, tendo este acontecimento dado início a uma série de cisões que originariam a proliferação de diversas novas organizações e consequente enfraquecimento da lenda da JKA.
Foi instrutor-chefe da Japan Karate Association (JKA), devido ao seu grande talento como lutador e como mestre. Como professor e diretor de Educação Física na Universidade de Takushoku (também conhecida como Takudai), Nakayama foi o pioneiro no desenvolvimento do Karate Shotokan por meios científicos. Escreveu vários livros (entre eles a série Best Karate), fez filmes didáticos e ministrou seminários pelo mundo inteiro, o que o transformou na maior e mais renomada autoridade no Karatê Shotokan.
Mestre Nakayama faleceu em 1987, tendo cumprido seu objetivo de expandir o Karatê internacionalmente.



Tetsuhiko Asai - Criador da JKS - 10º DAN
(1935 - 2006)




 
   










   Nasceu em Ehine em 1935, e estudou na Universidade de Takushoku onde foi membro do clube de Karatê.
Em 1961 foi grande campeão no 5º Campeonato da JKA (1º em Kumite e 3º Kata). Após a conclusão do curso de instrutores da JKA dedica-se a tempo inteiro ao Karatê, sendo o responsável pela introdução do Karatê na ilha de Taiwan. Ensinou no Hawai tendo mais tarde regressado ao Japão para a direção técnica da JKA, tendo mais tarde saído e criado a Japan Karate Shotokan - JKS. O seu estilo de Shotokan bastante original, tinha fortes influências das artes marciais chinesas. Destacou-se pela força dos golpes e sua alta flexibilidade. Resgatou e criou diversos Kata, e assim juntou ao núcleo de Kata da JKS.
Tetsuhiko Asai faleceu em 15/08/2006.




Sadamu Uriu - Fundador da CBKS - 8º DAN
(Nascido em 1929)















 Sadamu Uriu, é o representante oficial da Japan Karate Shoto Federation (JKS) no Brasil e presidente da Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (CBKS) , sendo responsável pela formação de vários campeões nacionais e internacionais. O mestre, por várias vezes técnico da Seleção Brasileira de Karatê, atualmente ministra aulas na sua academia e cursos de aperfeiçoamento técnico em todo o Brasil.  Vindo como imigrante do Japão em 1959, Mestre Uriu foi um dos principais introdutores do Karatê no Brasil e sua história se confunde com a do próprio Karatê brasileiro. Sadamu Uriu é uma das maiores autoridades mundiais do Karate Shotokan

Mestre Sadamu Uriu: “MARCO INICIAL DO KARATÊ NO BRASIL”


Fontes:
kiokaykarate.com.br
pt.wikipedia.org